Carregando Idioma...

Como aumentar minha nota no vestibular?

Como aumentar minha nota no vestibular?

 

            Durante toda a jornada estudantil os alunos não são estimulados a construir uma maneira própria de estudar. Eles apenas escutam do professor: Estude! Leia, releia, faça, refaça! Memorizar um conteúdo não significa compreender esse conteúdo. E você sabe disso! Você já deve ter lido e relido e não ter ido bem numa prova!

 

A repetição pode e deve fazer parte de sua estratégia de estudo, mas você precisa compreender como sua cabeça processa o conhecimento para, a partir daí construir a sua estratégia de estudo. Você precisa encontrar sua maneira de aprender! Por que os cursos de alta concorrência exigem mais, exigem superação!

Existem alunos que preferem aprender com esquemas, alunos que preferem imagens, aqueles que preferem falar, enfim, é preciso entender qual a melhor estratégia de estudo para você passar no curso que pretende! Encontre a sua forma de aprender pois você não tem tempo a perder e eu sei que não quer se frustrar por não atingir seu objetivo. Você espera mais de você, e as vezes, sua família também!

             

O grande problema é que o sistema educacional não estimula o adolescente a aprender, a descobrir a melhor forma para cada um aprender. As matérias são apresentadas da mesma forma para todo mundo! E todos recebem as mesmas orientações na hora de estudar: leia, releia e faça resumos! O Estudo da História se torna decorar um resumo, ou decorar nomes e datas, muitas vezes sem saber como interpretar, ou relacionar os acontecimentos.

 

Isso explica por que alguns alunos vão melhor que outros: definitivamente porque a forma como está sendo ensinado e as orientações de estudo são a forma mais adequada para aqueles alunos, mas cada um deveria ser orientado a estudar da forma mais adequada para si, e não da forma como funciona para o outro.

 

Você já deve ter se deparado com algum conteúdo ou tema que você achou muito difícil e percebeu que, para outros, não parece tão complicado assim. Então passa pela sua cabeça que você não é capaz, ou que não consegue ou mesmo diz pra você mesmo que isso e muito difícil para você.  O que acontece é que você ainda não aprendeu como aprender! Você pode estar insistindo em um Hábito de Estudo Limitante.

 

A capacidade de uma criança aprender é muito maior do que a de um adulto, além disso ela pinta, desenha, recorta, ouve, vê, toca é estimulada de muitas formas. Não tenho dúvidas que hoje você não sente tanta facilidade para aprender algo novo, e pode até pensar: poxa como eu consegui aprender isso tão fácil ou tão rápido? Conforme saímos da fase de criança e entramos na adolescência vai ficando mais difícil e demorado aprender as coisas. Isso não se deve apenas ao fato de estarmos querendo aprender coisas mais difíceis ou complexas e sim pelo fato de não termos construído a nossa própria maneira de aprender, recebemos os mesmos estímulos: fala e texto.

 A culpa não é sua, você apenas não foi estimulado para isso.

Agora que você chegou até aqui, não pode correr o risco de não passar, seu tempo é curto e você tem um objetivo claro e específico, que é passar no vestibular. Para isso precisa usar seu tempo de forma inteligente. Se descobrir como estudar, e qual a melhor forma para você aprender, os temas difíceis vão se tornar mais fáceis. Claro que os recursos que você vai aprender a usar no Dez de História para estudar história podem ser replicados e adaptados para outras disciplinas! O método fala de você, e você pode usar isso a seu favor para sempre!

Estude, mas estude bem! Encontre o seu caminho!! Cada ponto conta!

como passar na usp
como passar na usp

Publicações Relacionadas

O que mais cai no ENEM?

Como estudar melhor?

Tudo sobre como passar em DIREITO na USP!

Lista de Exercícios Segundo Reinado ENEM

Lista de Exercícios sobre o Brasil Colonial

Lista de Exercícios Era Vargas no ENEM