Carregando Idioma...

Idade Média na Europa Ocidental - Introdução

Idade Média na Europa Ocidental - Introdução


Se localize:
Tempo – 476 a 1453 d.C
Espaço – Europa Ocidental

O período que hoje chamamos de Idade Média se iniciou com a queda definitiva do Império Romano, em 476 d.C, quando o último imperador de Roma, Rômulo Augusto, foi retirado do poder pelo bárbaro Odoacro, que se tornou o primeiro rei da Itália.

É importante entender que essa divisão em períodos foi realizada posteriormente e por tal razão, a Idade Média tem esse nome por ser um período intermediário entre a Idade Antiga e a Idade Moderna.

Percebe-se, assim, que este período foi, por muito tempo, pouco valorizado por historiadores. Daí a pecha "Idade das Trevas", que nos leva erroneamente a crer que a Idade Média seja uma época vazia, cercada de obscuridade e eventos pouco importantes.

Nada mais longe da realidade.

A Idade Média foi um período de intensa transformação na Europa Ocidental, quando o modelo de vida greco-romano, baseado em grandes cidades é substituído pela vida no campo, com a consequente queda do comércio e por uma presença cada vez maior da fé católica na vida das pessoas.

Assim, desenvolve-se, em parte da Europa, o chamado Feudalismo. Nesse sentido, é muito importante não confundir Feudalismo com Idade Média. O Feudalismo é um MODO DE VIDA, com suas características próprias, que ocorre dentro do PERÍODO chamado Idade Média e em algumas partes da Europa Ocidental.

Outro ponto importante a respeito da Idade Média é compreendermos que se trata de um PROCESSO, ou seja, embora o período esteja dividido em datas, elas correspondem apenas a EVENTOS simbólicos. Todo esse processo de ruralização, decadência do comércio, do dinheiro e o crescimento de importância da Igreja Católica foram acontecendo aos poucos e em graus diferentes na Europa Ocidental.

Ao mesmo tempo, outras regiões, como a Europa Oriental e o Oriente Próximo, viveram experiências profundamente diferentes durante o período e trataremos delas em outros textos.

Publicações Relacionadas

RELIGIÃO E CULTURA NA ORDEM FEUDAL

O REINO DOS FRANCOS E O IMPÉRIO CAROLÍNGIO

Alta Idade Média O MUNDO MEDIEVAL

Crise do Feudalismo: baixa idade média

A sociedade feudal

Bárbaros e Francos