Carregando Idioma...

Lista de exercícios FUVEST Mercantilismo, absolutismo e Reforma Religiosa

O que mais cai na FUVEST? Como estudar para a FUVEST? Listas de exercícios para a FUVEST com gabarito.

Lista de exercícios FUVEST Mercantilismo, absolutismo e Reforma Religiosa

 

1. (Fuvest 2018)  Tanto no desenvolvimento político como no científico, o sentimento de funcionamento defeituoso, que pode levar à crise, é um pré-requisito para a revolução.

T. S. Kuhn. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1989.

 

 

Analise as quatro afirmações seguintes, acerca das revoluções políticas e científicas da Época Moderna.

 

I. A concepção heliocêntrica de Nicolau Copérnico, sustentada na obra Das revoluções das esferas celestes, de 1543, reforçava a doutrina católica contra os postulados protestantes.

II. A Lei da Gravitação Universal, proposta por Isaac Newton no século XVII, reforçava as radicais perspectivas ateístas que haviam pautado as ações dos grupos revolucionários na Inglaterra à época da Revolução Puritana.

III. Às experiências com eletricidade realizadas por Benjamin Franklin no século XVIII, somou-se sua atuação no processo de emancipação política dos Estados Unidos da América.

IV. Os estudos sobre o oxigênio e sobre a conservação da matéria, feitos por Antoine Lavoisier ao final do século XVIII, estavam em consonância com a racionalização do conhecimento, característica da Ilustração.

 

Estão corretas apenas as afirmações

a) I, II e III.    

b) II, III e IV.    

c) I, III e IV.   

d) I e II.    

e) III e IV.   

 

2. (Fuvest 2017)  Em uma significativa passagem da tragédia Macbeth, de Shakespeare, seu personagem principal declara: “Ouso tudo o que é próprio de um homem; quem ousa fazer mais do que isso não o é”. De acordo com muitos intérpretes, essa postura revela, com extraordinária clareza, toda a audácia da experiência renascentista.

 

Com relação à cultura humanista, é correto afirmar que

a) o mecenato de príncipes, de instituições e de famílias ricas e poderosas evitou os constrangimentos, prisão e tortura de artistas e de cientistas.   

b) a presença majoritária de temáticas religiosas nas artes plásticas demonstrava as dificuldades de assimilar as conquistas científicas produzidas naquele momento.   

c) a observação da natureza, os experimentos e a pesquisa empírica contribuíram para o rompimento de alguns dos dogmas fundamentais da Igreja.   

d) a reflexão dedutiva e o cálculo matemático limitaram-se à pesquisa teórica e somente seriam aplicados na chamada Revolução Científica do século XVII.   

e) a avidez de conhecimento e de poder favoreceu a renovação das universidades e a valorização dos saberes transmitidos pela cultura letrada.    

 

3. (Fuvest 2016)  A exploração da mão de obra escrava, o tráfico negreiro e o imperialismo criaram conflitivas e duradouras relações de aproximação entre os continentes africano e europeu. Muitos países da África, mesmo depois de terem se tornado independentes, continuaram usando a língua dos colonizadores. O português, por exemplo, é língua oficial de

a) Camarões, Angola e África do Sul.   

b) Serra Leoa, Nigéria e África do Sul.   

c) Angola, Moçambique e Cabo Verde.   

d) Cabo Verde, Serra Leoa e Sudão.   

e) Camarões, Congo e Zimbábue.   

 

Gabarito:  

 

Resposta da questão 1:
 [E]

 

Resposta da questão 2:
 [C]

 

Resposta da questão 3:
 [C]