Carregando Idioma...

O Helenismo

O Helenismo


Se localize:
Tempo – a partir do século IV a.C
Espaço – Europa Oriental, Oriente Próximo


As conquistas de Alexandre uniram as regiões do Mediterrâneo Oriental (Ásia Menor, Fenícia, Judá, Gaza), Egito e a vasta extensão do império persa (Mesopotâmia, Pérsia, partes ocidentais da Índia) sob influência cultural grega.

A nova era inaugurada por esta conquista é conhecida como a era do HELENISMO e se trata de um processo de DIFUSÃO DA CULTURA GREGA. Em um sentido amplo, a influência grega / helenística em grande parte do Oriente Médio é fundamental para compreendermos não apenas o período histórico em questão, mas também a nossa vida atual.

Muitas das realizações da cultura grega permaneceram vivas no oriente e retornaram à Europa com as invasões muçulmanas. A medicina, a matemática, a filosofia grega, preservadas e aprimoradas pelos povos orientais, influenciaram profundamente o Renascimento, as Grandes Navegações, o comércio e a educação europeia.

Tudo isso graças a Alexandre.

Alexandre, o grande
Alexandre, o grande

Quando de suas conquistas, o famoso general macedônio fez questão de preservar e espalhar a cultura grega no oriente e nas diversas cidades que construiu. Alexandre recebeu educação grega e era um confesso admirador da cultura helênica. Além disso, sua expansão territorial não era baseada em massacres dos costumes locais e isso permitiu uma grande fusão da cultura grega com diversas culturas orientais.

Por isso, após sua morte, os territórios conquistados, divididos entre alguns de seus generais, ficaram conhecidos como parte do "Mundo Helenístico" e a esse período, chamamos de "Período Helenístico"

O Período Helenístico e a divisão do Império de Alexandre
O Período Helenístico e a divisão do Império de Alexandre

Publicações Relacionadas

O teatro na Grécia

Roma: Antiguidade Clássica

O LEGADO ROMANO PARA A POSTERIDADE

O LEGADO GREGO PARA A POSTERIDADE

O IMPÉRIO ROMANO: APOGEU E DECLÍNIO

DA ÉPOCA CLÁSSICA AO PERÍODO HELENÍSTICO