Carregando Idioma...

República da Espada e República Oligárquica na FUVEST

Lista de exercícios FUVEST com gabarito no final da página. Faça simulados e treine para provas. Se precisar se destacar no vestibular, faça o curso de aprofundamento!

República da Espada e República Oligárquica na FUVEST

1. (Fuvest 2021)  Uma das folhas de ontem estampou (...) o programa da recepção presidencial em que, diante do corpo diplomático, da mais fina sociedade do Rio de Janeiro, aqueles que deviam dar o exemplo das maneiras mais distintas, dos costumes mais reservados elevaram o Corta-Jaca a altura de uma instituição social. Mas o Corta-Jaca de que ouvira falar há muito tempo que vem a ser, senhor presidente? A mais baixa, a mais chula, a mais grosseira de todas as danças selvagens, a irmã gêmea do batuque, do cateterê e do samba. Mas nas recepções presidenciais o "Corta Jaca" é executado com todas as honras da música de Wagner e não sequer que a consciência deste país se revolte, que as nossas faces se enrubesçam e que a mocidade se ria.

 

Discurso do senador Rui Barbosa, Diário do Congresso Nacional, 8/11/1914, p. 2789.

 

 

A partir do texto, identifique a alternativa correta.

a) a crítica permite compreender que, apesar da mudança do regime político, as elites republicanas permaneceram adeptas da cultura cosmopolita e europeia.   

b) o discurso elogia os esforços para compatibilizar a cultura republicana com as práticas e tradições dos grupos populares.   

c) a eclosão da 1ª Guerra Mundial contribuiu para a difusão de uma política cultural de caráter nacionalista e excludente.   

d) o programa musical adotado na recepção revela tendências modernistas ao conferir status de arte à danças populares.   

e) a apresentação do maxixe Corta Jaca indicava uma resposta para contornar a xenofobia e a eugenia presente na cultura oficial.   

 

2. (Fuvest 2021)  Leia com atenção os dados do quadro e da tabela, relativos à epidemia de gripe espanhola na cidade de São Paulo, em 1918.

Claudio Bertolli Filho. A gripe espanhola em São Paulo, 1918. Epidemia e sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003, p. 47 e p. 91. Adaptado.
Claudio Bertolli Filho. A gripe espanhola em São Paulo, 1918. Epidemia e sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003, p. 47 e p. 91. Adaptado.

Considerando as informações apresentadas é correto afirmar que

a) a mortalidade gripal verificada nos distritos de Belezinho e da Mooca foi resultado de alta concentração demográfica associada às condições de habitação e serviços.   

b) os índices elevados de óbito forem verificados entre os distritos que se concentravam que concentravam os contingente demográfico, independente do tipo de moradia e dos benefícios existentes.   

c) o número de óbitos gripais colhidos no Bom Retiro atesta que não há correlação entre topografia, tipo de moradia e de origem sociais dos infectados   

d) apesar da semelhança entre as condições sanitárias e residenciais no distritos da Se e da Liberdade o índice de mortalidade verificado é significativamente distinto.   

e) os dados indicam que a epidemia se alastrou por toda a cidade, com igual impacto sobre a população não importa a classe, a profissão ou a topografia do distrito.   

 

3. (Fuvest 2019) 

Produzida no contexto da implantação da ordem republicana no Brasil, esta imagem

a) caracteriza representação cívica inspirada na Revolução Francesa, adequada ao projeto democrático estabelecido pelos republicanos brasileiros.    

b) faz uso alegórico de um tema clássico para expressar o repúdio à exclusão da participação feminina nas instituições políticas do Império.    

c) é uma alegoria da liberdade, da pátria e da nação, que contrasta com os limites da cidadania na nova ordem brasileira.    

d) emprega símbolo católico como estratégia para obter a adesão da Igreja e diminuir a animosidade dos movimentos messiânicos.    

e) é expressão artística do projeto positivista de divulgar uma concepção da sociedade brasileira sintonizada com os ideais de eugenia.    

 

4. (Fuvest 2017)  Mas o pecado maior contra a Civilização e o Progresso, contra o Bom Senso e o Bom Gosto e até os Bons Costumes, que estaria sendo cometido pelo grupo de regionalistas a quem se deve a ideia ou a organização deste Congresso, estaria em procurar reanimar não só a arte arcaica dos quitutes finos e caros em que se esmeraram, nas velhas casas patriarcais, algumas senhoras das mais ilustres famílias da região, e que está sendo esquecida pelos doces dos confeiteiros franceses e italianos, como a arte – popular como a do barro, a do cesto, a da palha de Ouricuri, a de piaçava, a dos cachimbos e dos santos de pau, a das esteiras, a dos ex-votos, a das redes, a das rendas e bicos, a dos brinquedos de meninos feitos de sabugo de milho, de canudo de mamão, de lata de doce de goiaba, de quenga de coco, de cabeça – que é, no Nordeste, o preparado do doce, do bolo, do quitute de tabuleiro, feito por mãos negras e pardas com uma perícia que iguala, e às vezes excede, a das sinhás brancas.

 

Gilberto Freyre. Manifesto regionalista (7ª ed.). Recife: FUNDAJ, Ed. Massangana, 1996.

 

 

De acordo com o texto de Gilberto Freyre, o Manifesto regionalista, publicado em 1926,

a) opunha-se ao cosmopolitismo dos modernistas, especialmente por refutar a alteração nos hábitos alimentares nordestinos.    

b) traduzia um projeto político centralizador e antidemocrático associado ao retorno de instituições monárquicas.   

c) exaltava os valores utilitaristas do moderno capitalismo industrial, pois reconhecia a importância da tradição agrária brasileira.   

d) preconizava a defesa do mandonismo político e da integração de brancos e negros sob a forma da democracia racial.   

e) promovia o desenvolvimento de uma cultura brasileira autêntica pelo retorno a seu passado e a suas tradições e riquezas locais.    

 

Gabarito:  

 

Resposta da questão 1:
 [A]

 

O discurso do senador Rui Barbosa ocorreu em 1914, final do mandato do presidente Hermes da Fonseca. Corta jaca era um título de um maxixe, ritmo popular daquela época. Chiquinha Gonzaga compôs a música que foi executada por outra mulher, Nair Teffé, esposa do presidente  Hermes da Fonseca. O discurso do senador Rui Barbosa mostra que, apesar da proclamação da República em 1889, à elite do país estava muito ligada aos padrões estéticos da Europa. Gabarito [A].

  

 

Resposta da questão 2:
 [A]

 

Belenzinho, Brás e Mooca localizadas em áreas periféricas possuíam uma alta densidade demográfica com serviços precários de saneamento básico, água, esgoto, etc. isso favoreceu um maior  contágio da gripe espanhola comparado com Consolação e Sé, localizados na área central com melhor estrutura de serviços e saneamento básico. Gabarito [A].  

 

Resposta da questão 3:
 [C]

 

A figura acima pode representar, ao mesmo tempo, a República e/ou a Liberdade, enfatizadas pelos promotores da Proclamação da República brasileira. Entretanto, ao analisarmos a noção de cidadania do novo regime político brasileiro, a liberdade propagada não abrangia a todos os segmentos sociais.  

 

Resposta da questão 4:
 [E]

 

O Manifesto Regionalista, escrito em 1926 pelo sociólogo Gilberto Freyre, encaixa-se na tendência artística nacionalista deflagrada com a Semana de Arte Moderna, em 1922. Em seu manifesto, Freire defende a valorização das culturas e práticas regionais Brasil afora, buscando enaltecer o nacionalismo.